DicasProdução Musical

05 Coisas que estão impedindo você de se tornar produtor musical

05 Coisas que estão te impedindo de se tornar produtor musical

Confiança ao realizar tarefas musicais em estúdio faz com que todo seu fluxo de trabalho flui de forma natural. Seja uma gravação, arranjo, mixagem ou masterização, para conclusão destas etapas requer alguns fatores que serão listados neste artigo e que com certeza, estão impedindo você de alcançar ótimos resultados durante suas produções. Neste artigo listamos 05 destes fatores e como evita-los.

01 - Não conhecer a fundo sua DAW

05 Coisas que estão te impedindo de se tornar produtor musical

Podemos separar dois tipos de produtores musicais, os produtores que conhecem a fundo sua DAW, e aqueles que ACHAM que conhecem sua DAW e nunca conseguem terminar suas músicas ou nem mesmo sair do papel. Se você não domina o software que utiliza, dificilmente vai conseguir finalizar um projeto, pois o mesmo deverá passar por etapas que são chamadas de pós-produção como ''mixagem e masterização''. Além de ficar preso neste bloqueio existe uma condição que sempre acompanhará você, a condição de INCERTEZA, ou seja, não ter certeza se aquilo está fazendo está certo ou errado. Colocar um EQ antes do COMPRESSOR está certo ou errado? Adicionar dois sinais em um único canal do mixer está certo ou errado? Afinal porque devo utilizar canais auxiliares? Se você se pega com estas questões durante seus trabalhos em estúdio, te dou toda certeza que você ficará preso em um loop ETERNO.

Solução

A melhor solução nesta situação é realizar um curso de produção musical voltado a DAW que utiliza. Se você aprender 50% por exemplo durante todo o curso, é sinal que os outros 50% o professor mostrou que você estava no caminho certo, e com isso, aquela INCERTEZA que tinha antes acabará de vez. Lembre-se que o Youtube fará com que esta incerteza aumente cada vez mais, por isso, investir em um curso PROFISSIONAL é a melhor solução. Aproveite para verificar nosso curso completo de FL STUDIO: knobe.com.br/projects/curso-online-fl-studio

02 - Achar que deve saber de tudo para produzir

05 Coisas que estão te impedindo de se tornar produtor musical

Provavelmente já deve ter assistido tutoriais na internet onde o palestrante frequentemente faz vídeos ensinando utilizar diferentes plugins dando a impressão de saber utilizar todos os VST's do mundo, ou utilizando diferentes DAW's como se para ser um bom produtor deverá saber utilizar o máximo de DAW's possíveis. Neste post você descobrirá que além de desnecessário, tudo isto é humanamente impossível.

Provavelmente este palestrante leu o manual desta ferramenta e está te ensinando com base neste manual dizendo que aquele plugin é maravilhoso sem nunca se quer utilizar aquela ferramenta em seu dia-a-dia. Para você saber realmente como aplicar aquele plugin você deve vivenciar aquela ferramenta, testar, testar e testar em vários sons para que você mesmo tire sua própria conclusão. O mesmo vale para uma DAW, não adianta ler o manual e aprender utilizar diversos softwares se na lógica você sempre irá utilizar aquele que está mais adaptado as suas funções.

Solução

Domine os plugins nativos de sua DAW primeiro e depois recorra as ferramentas externas. Evite baixar diversos VST's de uma vez e faça download sempre daquilo que utilizará realmente de forma que satisfaça sua necessidade. Investir dinheiro em suas ferramentas de áudio é uma ótima maneira de você dar valor realmente para aquilo que precisa evitando sobrecarregar sua máquina e claro, ficando livre de vírus. Afinal você não vai comprar algo que não irá utilizar, certo?

03 - Pensar que produtor musical precisa saber tocar instrumentos

05 Coisas que estão te impedindo de se tornar produtor musical

Em THRILLER de Michael Jackson - Quincy Jones não entrou no estúdio e tocou todos os instrumentos sozinho, ele entendeu a visão de Michael e reuniu os melhores músicos para programação de bateria, baixo, arranjadores; etc...juntou todas as peças e produziu o disco mais vendido da história da música. Um outro exemplo é o DJ sueco Avicii onde reuniu os melhores músicos que conhecia e a partir dali produziu músicas que atingiram mais de 1 Bilhão de views no youtube.

Muitos produtores musicais tem esta ideia de que quanto mais instrumentos aprender tocar mais completo como produtor ele será, pois é exatamente ao contrário. Não digo que você não deva aprender a tocar um instrumento, pelo contrário, saber tocar um instrumento e estudar teoria musical é fundamental para abrir a sua mente e ser um ótimo produtor, mas isto não se implica a tocar vários instrumentos.

Solução

Se deseja trabalhar com instrumentos orgânicos experimente a biblioteca do Kontakt da Native Instruments, são ferramentas extremamente realistas e te poupará muito tempo, se quiser ir mais além, reúna músicos que você conheça e transmita para eles suas ideias, mostre sua visão para que eles consigam atender ao máximo suas expectativas, além de poupar esforços, você estará lidando diretamente com um músico que sabe 100% o que absorver de seu instrumento.

04 - Não conhecer os trabalhos de Pós-Produção

05 Coisas que estão te impedindo de se tornar produtor musical

Com certeza alguém já lhe disse que não precisa saber mixagem e masterização, pois você pode designar estas etapas para que um engenheiro de áudio possa fazer isto para você com mais objetividade, especialmente pelo fato de não estar envolvido com a faixa durante o processo de arranjo. Concordamos plenamente com esta visão!

O que acontece é que pelo fato de direcionar estas etapas para alguém não significa que não deva saber como aplica-las. Desta forma será muito mais difícil do engenheiro conseguir interpretar a mensagem que você está tentando transmitir e com isso, suas expectativas não serão atendidas como esperava. É importante citar que o processo de mixagem ele começa já no início do arranjo com pequenos ajuste aqui e ali, entender o que é dinâmica e saber como processar o sinal de áudio é fundamental para conseguir obter êxito em seus trabalhos. Afinal, se você está produzindo e consegue processar o sinal devidamente, isto te inspirará cada vez mais a ter novas ideias durante a criação do arranjo. E por final, o engenheiro utilizará desta visão para te entregar um material mais próximo de sua expectativa possível, e claro, com qualidade.

Solução

Estude pelo menos duas ferramentas de cada categoria por exemplo: equalizadores, compressores, reverbs, delays, etc...desta forma você saberá exatamente quais plugins utilizar ao processar o seu sinal, e estudando dois de cada, evitará um número exorbitante de plugins em seu PC além de deixar você mais adaptado a uma ferramenta específica. Comece utilizando os nativos de sua DAW. Lembrando também que é ideal que você estude mixagem e masterização, pois mesmo que vá designar para outras pessoas realizarem este trabalho, é fundamental que compreenda pelo menos de forma básica estas etapas para saber o que estão fazendo com sua música e como mostrar o caminho que você está buscando falando a mesma linguagem do engenheiro.

05 - Já estudei o suficiente

05 Coisas que estão te impedindo de se tornar produtor musical

Outro e talvez o mais comum dos erros é achar que já estudou o suficiente. Independentemente da área que o  produtor musical atua, é igual medicina, uma profissão que terá que estudar o resto da vida. Sempre surge novidades no mercado, ferramentas novas, novas técnicas, e além do mais, nosso cérebro com o tempo vai esfriando e precisamos aquece-lo sempre com alguma leitura ou prática daquilo que já sabemos.

Outro ponto a destacar é que qualquer curso que você fizer de produção musical, após o término terá que continuar estudando, não pense que agora que acabou me tornarei um expert em produção musical. O fato é, que para se destacar querendo ou não temos que sempre renovar aquilo que já sabemos pois sempre terá algo novo para acrescentar.

Solução

A k-nobe possui diversos blogs com várias dicas de produção musical além de novidades de lançamentos de novas ferramentas no mercado. Para acessa-lo basta clicar no link ao lado: 'Blog K-nobe Music Academy'

Baixe e-books ou verifique sites que desenvolvem ferramentas de solução de áudio como Waves, Universal Áudio, etc... também é um ótimo ponto de partida para você.

Resultados Rápidos - Tome Cuidado! Dica final

05 Coisas que estão te impedindo de se tornar produtor musical

Se você ainda é iniciante e deseja investir em um curso, lembre-se que tudo tem seu tempo, a prática fará com que você domine com maestria seu segmento musical. Porque estamos dizendo isto? Existem diversas ofertas no mercado com promessas de produzir sua primeira música em 30, 15, 10, 07 dias, tome cuidado! Se você nunca produziu, nunca teve contato com um software de produção musical e não possui noção alguma de arranjo, lembre-se que isto é um trabalho árduo de longo prazo e nada é fácil. Produzir loops e batidas, isto é fácil! O difícil é como terminar uma música com qualidade realmente sabendo o que está fazendo, e isso só a prática e conhecimento te mostrará. A K-nobe tem recebido uma quantidade considerável de pessoas que vêm destes cursos insatisfeitos cheios de promessas. Segure sua ansiedade e lembre-se que só a prática o levará a perfeição.

Para saber mais sobre a K-nobe Music Academy sinta-se à vontade para visitar nosso site e conhecer nossos cursos: www.knobe.com.br


Deixe uma resposta